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PROCESSO DE RMA

O que é documento de RMA? O Return Material Authorization (ou RMA), que significa Autorização de Retorno de Material, nada mais é do que um documento que contém todas as condições necessárias para permitir que o consumidor solicite a troca ou a devolução de um produto. Esse documento fixa de acordo com a legislação vigente, as condições exigíveis para a utilização de troca de produtos em período de garantia ou conserto de produtos fora do período de garantia
 
Como fazer de forma segura para a empresa e para o cliente? Para o cliente trocar ou fazer a devolução de um produto, é preciso que ele abra um processo de RMA. A partir desse momento, a empresa recebe a solicitação enviada pelo consumidor e analisa-a com base nas diretrizes estabelecidas no Return Material Authorization (Autorização de devolução para material)


O que é considerado fora da garantia? É considerado fora da garantia produtos com DANO FÍSICO, QUEIMA DO EQUIPAMENTO POR AÇÕES DA NATUREZA, OXIDAÇÃO E ROMPIMENTO DO LACRE DE GARANTIA. Qual é o prazo de devolução do produto com defeito para o cliente? Quando um produto apresenta vícios dentro do prazo de garantia, o consumidor deve comunicar ao fabricante, que tem um prazo máximo de 30 dias para realizar os reparos necessários, de acordo com o Art. 18, do Código de Defesa do Consumidor.

O que diz o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor? O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. A FAG disponibiliza uma garantia estendida, essa garantia é de 12 meses, ou seja, 9 meses além do que é estabelecido por lei. Caso o produto não apresente defeito de fabricação, os custos serão de responsabilidade do cliente.

Como solicitar uma Autorização de Retorno de Material? Quando o cliente desejar realizar a troca ou a devolução de um item, é importante que ele abra um processo de RMA para que a solicitação seja reconhecida e analisada pela equipe responsável. A FAG disponibiliza um formulário solicitando todas as informações necessárias para analisar o pedido (o formulário deve ser solicitado para o vendedor que te atende). Após o preenchimento desse documento, o cliente deve aguardar o retorno informando a aprovação (ou não) do RMA.

BAIXAR FORMULÁRIO DE RMA

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